Bino Academia
Karate Olhão
CONTACTO: 96 240 8716
Acreditados e
Certificados:
SAÚDE, MOTROCIDADE, FORÇA , EQUILÍBRIO, AUTO-ESTIMA e DEFESA
APOIOS:
PARCEIROS :
SHITO-RYU O ESTILO DE KARATE - DO POR NÓS PRATICADO:
Tani-ha-shito-ryu
Mestre Chojiro Tani - 1921-1988
Fundador do: Tani-ha-shito-ryu Karate-dô Símbolo Shito Ryu
TANI-HA-SHITO-RYU significa a “interpretação” da escola Shito segundo os conceitos e adaptações do Mestre Tani. Chojiro Tani foi aluno do fundador do Shito-ryu, Kenwa Mabuni, tendo começado a treinar Karate Goju-ryu aos 18 anos de idade com o Mestre Miyagi na Universidade de Doshisha, próximo de Osaka. Na altura Mestre Miyagi ensinava Goju-ryu nas Universidades de Doshisha e Rutsumeikan e no Gihoukai Judo Dojo em Kyoto. Aos 22 anos de idade, quando Mestre Miyagi regressa para Okinawa, Chojiro Tani tornou-se aluno de K. Mabuni na Universidadede Doshisha e com ele treinou cerca de 12 anos tendo obtido pelas mãos do Mestre o certificado “Mokuroku”, também designado por “Meikyô Kaiden”, para ensinar e divulgar o Shito Ryu, de acordo com os seus princípios tal como outros alunos de K. Mabuni, entre eles Sakagami e Manzo Iwata. Apesar de residir em Kobé onde abriu o seu Dojo e tornou-se o Soke do estilo Tani-ha Shito-ryu- Kempo Karate-do e Presidente da Shukokai World Karate Union, Chojiro Tani ensinou Karate com regularidade em várias Universidades na região de Osaka tais como Osaka Economic College e na Universidade de Doshisha. Através dos seus ensinamentos o Karate Shito forma mestres da 3ª geração de projecção internacional tais como: Keiji Tomiyama, Naoki Omi, Yoshinau Nambu, Shigeru Kimura, Yashuri Suzuki, Kamohara, Kusano, Hiroshi Okubo, Hani, Ikazaki, Yamada, Inakagi entre outros. A maioria destes mestres de 3ª geração de Shito, fundaram as suas próprias organizações, como foi o caso da Kofukan Internacional, fundada em 1982 pelos antigos alunos de Chojiro Tani: Yashuri Suzuki; Keiji Tomiyama; Hiroshi Okubo; Naoki Omi, sob a permissão e a direcção técnica de Chojiro Tani.
Bino Academia Karate Olhão
Albino Sousa fez o seu percurso como karateca na União Karate do Algarve, associação filiada à Kofukan Internacional.
Graduado pelo Sensei João Dias até 1º Kyu e por Shian Keiji Tomiyama para 1º Dan.
Em Julho de 2009, Albino Almeida Santos Sousa cria a Bino Academia Karate Olhão que passa a ser a seção de Karate da Casa do Benfica em Olhão que era no entanto dependente de um outro clube, em Junho de 2011 sai da União Karate do Algarve por razões pessoais que nada tem a ver com a associação.
Como forma de enorme consideração e reconhecimento, continuam os atletas da Bino Academia Karate de Olhão / Seção Karate Casa Benfica Olhão a marcar presença assídua nos estágios organizados pela UKA.
Em Julho de 2012 associa-se a Bino Academia Karate de Olhão / Seção Karate Casa Benfica de Olhão como clube independente à AKBA “Associação Karate Barlavento Algarvio” e filia-se na Federação Nacional Karate Portugal.
Desde Setembro de 2015, Albino Almeida dos Santos Sousa inicia a passagem de forma natural e gradual da responsabilidade e destinos a ser dado à Bino Academia Karate de Olhão ao seu filho mais velho, Albino Daniel Simão Sousa “Bino”, 2º DAN em karate Shito-Ryu.
É de referir que Bino é atualmente atleta do KCFaro, atleta da U.K.A., atleta com vários pódios Nacionais FNK-P e Internacionais, ex-atleta da Seleção Nacional Karate de Portugal com participação em Campeonatos Europeus EKF e Mundiais WKF em vertente kumite na modalidade, condecorado com a medalha de Grau Prata pela Junta Freguesia de Quelfes em 2011, detentor por escrito do reconhecimento desportivo atribuído pelo extinto governo civil de Faro, voto de louvor por mérito desportivo atribuído pelo Município de Olhão aprovado por unanimidade em assembleia municipal pelas forças politicas que tinham assento à data no município, vencedor do prémio Floripes 2015 como figura Olhanense que se destacou na área do desporto e reconhecido pelo Sport Lisboa e Benfica pela grandiosa colaboração prestada aos atletas da Secção Casa do Benfica em Olhão.
Olhão
Diz-se que Olhão, terá derivado da palavra árabe, «AL-HAIN», que significa fonte nascente, e que sofrendo as modificações fonéticas e fonológicas, naturalmente terão levado ao aparecimento do termo «ALHAM», depois «OLHAM» e finalmente OLHÃO.
A mais antiga referência escrita a um lugar que chamam Olhão vem num documento do rei D. Fernando datado de 2 de Abril de 1378.
Mas tudo aponta para que já muito antes do século XIV – possivelmente, ainda do tempo do domínio dos mouros – existisse à beira-mar o sítio ou praia que tomou o nome de um grande olho de água, ou olhão, que ali jorrava com abundância.
Junto dessa nascente construíram os primitivos olhanenses as suas cabanas de cana cobertas de palha.
Assim nasceu e foi crescendo o Lugar do Olhão, Sítio do Olhão, Sítio do Poço do Olhão, Praia do Olhão ou Cabanas do Olhão – que por todos estes nomes era designada a povoação situada nos arredores de Faro e, por isso, pertencente ao seu “termo” ou, como hoje diríamos, concelho.
Remonta ao século XVII a criação da freguesia de Olhão, consequentemente é construída a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Igreja Matriz) que é aberta ao público em 1715.
Em 1808 envolvidos no espírito da revolução francesa os olhanenses destacam-se pelo seu acto heróico ao expulsar os franceses do “Lugar de Olhão. Como recompensa, D. João VI eleva-do à categoria de vila, com o título de Vila de Olhão da Restauração”.
No decorrer do século XIX, o concelho está definitivamente constituído pelas 5 freguesias que actualmente detém (Olhão, Pechão, Quelfes, Moncarapacho e Fuseta) Vila a partir de então, vai caminhar e entregar-se à grande obra que num século transformará uma pequena vila num grande centro económico, social e urbano que se materializará na elevação à categoria de Cidade de Olhão da Restauração em 1985.
Em 2013 é chamado pela Seleção Nacional Karate Portugal a participar no Campeonato Europeu Karate que se realizou em Konya-Turquia, o jovem Albino Daniel Simão Sousa, 1º Olhanense a representar a Selecção Nacional de Portugal na vertente Kumite
( combate ).
Casa Benfica em Olhão
Casa Nº: 147
Data da inauguração: 25/09/2002
Presidente: Eduardo Palminha
Morada: Rua Abílio Gouveia, nº 7 - 8700 - Olhão
T: 289 707 504
Fax: 289 707 504